Seja Bem Vindo!

  • Home
  • Notícias
  • Viagem de carro: 5 itens cruciais para verificar antes de pegar a estrada

Viagem de carro: 5 itens cruciais para verificar antes de pegar a estrada

46640251-1160x773

Com os combustíveis caríssimos e a família a bordo, é fundamental checar alguns itens no carro para proteger os passageiros e o bolso

Nos próximos dias, o trânsito em São Paulo e nas principais rodovias do País ficará mais intenso do que o normal. Com as festas de fim de ano e as férias escolares de janeiro, os brasileiros vão cair na estrada. Mas, antes de viajar, é importantíssimo verificar alguns itens no carro, para não correr o risco de ter problemas no meio do caminho.

Essa verificação envolve desde componentes básicos, como, por exemplo, fluídos e palhetas, até itens relevantes, como pneus e freios. Além da segurança, alguns deles impactam no consumo. Ou seja, podem ajudar a economizar diante da disparada dos preços dos combustíveis. A seguir, o Jornal do Carro traz uma lista com 5 itens elementares para checar antes de pegar a estrada com amigos e familiares.

Sistema de freios e fluídos

Muito pior do que o carro parar, é ele não parar por algum motivo. Por isso, quando se trata de longas viagens, é crucial fazer uma verificação do sistema de freios. Primeiramente, deve-se preocupar com as pastilhas, que são essenciais na desaceleração do veículo.

No entanto, há outro foco que merece atenção redobrada. Estamos falando do fluído de freio, que é fundamental para a resposta da frenagem. Dessa forma, é de suma importância verificar o nível e a validade.

desgaste natural
Foto: Claudio Teixeira/Estadão

Cheque os pneus

Os pneus, normalmente, já merecem atenção extra. Antes de uma viagem mais longa, então… É um item determinante na segurança e no consumo. Fazer o alinhamento e balanceamento, nesse sentido, é essencial. Bem como checar a cambagem. Além disso, vale verificar o estado das borrachas, se já atingiram a marca do TWI, que indica que é hora de trocar. Pneus carecas podem dificultar muito o controle do carro em dias de chuva ou em vias mal pavimentadas. Os riscos de acidente aumentam de forma considerável.

Outro detalhe fundamental é a calibragem. Pneus murchos significam maior consumo de combustível. Ou seja, vai viajar? Calibre-os de acordo com os valores indicados no manual do veículo. Uma dica é fazer esse procedimento logo que sair com o carro, pois quando os pneus esquentam, o ar se expande nas câmaras, e a leitura perde precisão.

calibração de pneu
JF Diorio/Estadão

Por fim, não esqueça de checar se está tudo certo com o estepe e as demais ferramentas do veículo, como o macaco hidráulico, chave de roda e triângulo de sinalização. São itens essenciais na estrada.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento das rodas e pneus é essencial para quem vai viajar e, inclusive, deve ser feito com frequência, mesmo fora da temporada. Ele serve para ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e ao volante. Ou seja, paralelas. Assim, auxilia o motorista a manter o controle do carro.

Agora, o balanceamento já traz outros pontos. Ele é fundamental para dar equilíbrio ao carro e também interfere no desempenho dos pneus. Se não for feito, ou for feito de forma incorreta, causa trepidação no volante (e em outras partes do veículo), bem como pode fazer com que o motorista perca facilmente o controle da direção em movimento.

CADASTRO FEITO COM SUCESSO!

enviar mensasem
1
Escanear o código
Olá Seja bem vindo à GEFPEL
Podemos ajudá-lo?